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quinta-feira, 31 de outubro de 2024

REGULAMENTAÇÃO DO USO DE CELULAR EM ESCOLAS PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM

 




POSICIONAMENTO DA ASPA-DF SOBRE REGULAMENTAÇÃO DO USO DE CELULAR EM ESCOLAS PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM

O impacto dos smartphones na aprendizagem e o desafio de garantir a qualidade educacional nas salas de aula modernas

Dia 30 de outubro p.p., foi aprovado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 104/2015, de autoria do deputado Alceu Moreira, com o projeto substitutivo apresentado pelo relator deputado Diego Garcia  em conjunto a outras proposições, que tratam sobre o uso de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis por alunos da educação básica. O projeto de lei será submetido a apreciação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Sobre esse tema, a  Associação de Pais e Alunos do Distrito Federal (ASPA-DF) tem intensificado sua defesa por uma regulamentação clara e efetiva quanto ao uso de celulares nas escolas. O uso excessivo de dispositivos móveis entre os estudantes, tornou uma verdadeira “febre”, em muitos casos mostra sinais evidentes de impacto negativo no desempenho acadêmico, comprometendo a concentração e a absorção dos conteúdos em sala de aula.

No contexto dos desafios das salas de aula modernas, o uso indiscriminado de smartphones sem uma regulamentação voltada para fins pedagógicos está diretamente relacionado ao aumento das distrações e à queda na consolidação das aprendizagens. Esse cenário compromete o princípio constitucional da qualidade educacional, uma vez que os alunos estão absorvendo menos as disciplinas em sala de aula devido às distrações causadas pelos dispositivos móveis.

Por isso, a ASPA-DF defende uma ampla discussão com pais, alunos e a comunidade escolar para estabelecer uma regulamentação que permita o avanço para uma educação 4.0, que utilize a tecnologia a favor da aprendizagem, mas que também mitigue as distrações e a queda no desempenho acadêmico.

A urgência da discussão se reforça com os índices de avaliação do ensino médio e regular, que mostram o Brasil ainda distante dos padrões mínimos de desempenho em áreas essenciais como linguagens, matemática e outras disciplinas fundamentais para a formação dos alunos.

A ASPA-DF acredita que o uso adequado da tecnologia pode contribuir para a melhoria desses índices, promovendo um ambiente mais produtivo e alinhado com o princípio da qualidade educacional.

Para mais informações:

Associação de Pais e Alunos do Distrito Federal (ASPA-DF)

Atendimento: (61) 9 8383-2772 ASPA-DF

@aspadf_paisalunos

http://www.aspadf2011.org.br/p/contato.html


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