DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE SURDOS NO BRASIL
O tema escolhido para a redação do Enem/2017 não poderia ter sido mais feliz! Pelos comentários nas redes sociais notamos o abismo que existe na nossa sociedade quanto ao tema e o despreparo de nossas escolas e, por conseguinte, dos nossos estudantes. A dura realidade dos surdos deve ser enfrentada já!
No último dia 27/09/2017, estivemos à frente de um Debate sobre inclusão escolar promovido pela Comissão de Educação da OAB-DF. Dentre as autoridades e especialistas presentes, convidamos o primeiro Professor da Língua Brasileira de Sinais, da UNB e Coordenador de Políticas Educacionais da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos do Distrito Federal - FENEIS/DF, Messias Ramos Costa. Com a ajuda do Centro de Interpretes de Libras – CIL tivemos a sorte do evento ser todo traduzido. Além disso, alguns vídeos mostrados, tivemos o cuidado de legendá-los, caso contrário não permitiríamos suas exibições.
No último dia 27/09/2017, estivemos à frente de um Debate sobre inclusão escolar promovido pela Comissão de Educação da OAB-DF. Dentre as autoridades e especialistas presentes, convidamos o primeiro Professor da Língua Brasileira de Sinais, da UNB e Coordenador de Políticas Educacionais da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos do Distrito Federal - FENEIS/DF, Messias Ramos Costa. Com a ajuda do Centro de Interpretes de Libras – CIL tivemos a sorte do evento ser todo traduzido. Além disso, alguns vídeos mostrados, tivemos o cuidado de legendá-los, caso contrário não permitiríamos suas exibições.
>Promotora de Justiça da PROEDUC/MPDFT, Dra. Cátia Vergara e Prof. Messias Costa UNB/FENEIS |
Imagino o quanto é dolorosa a vida
silenciosa dos surdos nas nossas escolas, sobretudo, nas privadas, onde a
inclusão passa longe. Conversei isso com meus filhos, inclusive com a minha
menina, 16, que está fazendo o
Enem hoje como treneira. Espero que ela tenha o mínimo de conteúdo para
enfrentar a questão, pois respira um ambiente de pessoas que pensam e lutam
pela inclusão.
Infelizmente a Língua Brasileira de
Sinais, está longe de ser implementada em todas as escolas, mas a Lei
Brasileira de Inclusão e a Resolução nº 01/2017 do CEDF exigem isso. Nós da OAB-DF e da ASPA-DF, iremos cobrar que
as escolas privadas engajem-se nesse projeto. A inclusão dos surdos vai além de
se ter intérpretes nas escolas. Toda a comunidade escolar deve aprender a se
comunicar minimamente com os surdos, se assim não for não teremos inclusão.
Luis Claudio Megiorin
Presidente da ASPA-DF, da Comissão
de Educação da OAB-DF e Membro do Conselho de Educação do DF.
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