DF sem avanços no Ideb
Brasília está entre as três unidades da Federação que não alcançaram sequer a meta estipulada para os anos iniciais do ensino fundamental. Situação é ainda mais preocupante no ensino médio, em que 15% dos estudantes estão no nível zero de proficiência.
09/09/2016 14:31 ANA PAULA LISBOA.
Quanto à reformulação do ensino médio
“Luis
Claudio Megiorin, presidente da Associação de Pais e Alunos das Instituições de
Ensino do Distrito Federal (Aspa-DF), se posiciona ceticamente quanto às
mudanças propostas por Mendonça Filho. “Eu sou favorável à reformulação, mas
não é por aí. Se o ensino médio está ruim, é porque o ensino fundamental não é
bom. É preciso mexer em toda a estrutura, alfabetizar a criança na idade
certa”, observa. O topo do ranking das melhores escolas públicas do DF nos anos
iniciais e finais do ensino fundamental ficou com colégios militares (veja o
quadro). O sistema não gera lista de classificação para o ensino médio nem para
colégios particulares.
Escolas
privadas
As escolas particulares do
Distrito Federal nunca atingiram metas estabelecidas pelo Ideb. No ensino
médio, a performance foi um ponto abaixo do ideal, ficou em 5,6. Nos anos
finais do ensino fundamental, a disparidade foi de 0,9 ponto. Nas séries
iniciais do ensino fundamental, a diferença foi a menor: de 0,2, registrando
uma média de 7,1. Luis Claudio Megiorin, presidente da Associação de Pais e Alunos
das Instituições de Ensino do Distrito Federal (Aspa-DF), acredita que, entre
as 482 escolas particulares registradas na Secretaria de Educação do DF, há
cerca de 20 de grande porte e bom desempenho. “O resto é um fiasco”, critica.
No entanto, ele analisa que a falta de transparência do MEC ao aplicar o Ideb na rede particular é um problema. “É preciso que a avaliação seja feita de forma censitária, como nas escolas públicas. Se não, os pais investem nos colégios no escuro”, percebe. Nessa rede, a coleta de dados é feita por amostragem. “O pensamento geral é o de que, se é escola particular, o ensino é bom, mas não é assim. Entre os destaques no Ideb, está uma escola pública em Sobral (CE), com pontuação 9,8. Sinceramente, não sei se teríamos alguma escola particular aqui com uma performance assim.”
No entanto, ele analisa que a falta de transparência do MEC ao aplicar o Ideb na rede particular é um problema. “É preciso que a avaliação seja feita de forma censitária, como nas escolas públicas. Se não, os pais investem nos colégios no escuro”, percebe. Nessa rede, a coleta de dados é feita por amostragem. “O pensamento geral é o de que, se é escola particular, o ensino é bom, mas não é assim. Entre os destaques no Ideb, está uma escola pública em Sobral (CE), com pontuação 9,8. Sinceramente, não sei se teríamos alguma escola particular aqui com uma performance assim.”
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