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terça-feira, 12 de julho de 2016

Escola é a extensão natural do lar


Tem razão um leitor que disse: “O politicamente correto não muda nossa maneira de ser, apenas faz com que a gente se cale”. Em nome da onda do politicamente correto muita barbaridade tem sido cometida, uma boa parte, inclusive, politicamente incorreta.
A laicidade do Estado manda que se retirem os crucifixos de todas as escolas e prédios públicos. Nas salas de aula, retiram a imagem de Jesus e em seu lugar colocam-se imagens de Guevara, Lenin ou Marx.

No carnaval, o desfile de mulheres nuas em público e transmissão pelas tevês para todo o país é uma manifestação cultural. Nesse caso, não se discute a proibição do nudismo explícito. Já amamentar o filho recém-nascido no banco da praça pública é atendado ao pudor. Exemplos como estes se encontram aos milhões hoje em dia.  O pior é que do silêncio acabrunhado de muitos, alguns poucos se aproveitam para impor pontos de vistas míopes, de um mundo cada vez mais bizarro.

A sociedade que temos hoje, com suas qualidades e defeitos, espelha o lar e a escola de origem. A escola representa a primeira sociedade em que o indivíduo se integra fora de casa. Neste ambiente muito particular, o indivíduo é ouvinte do mundo. Tudo capta, reproduz a convence os de casa.

Num mundo ideal, a escola seria a extensão natural do lar, alargada pelo convívio com os semelhantes. No mundo real é onde virtudes e vícios se acotovelam como numa feira, cada um com seu apelo próprio. O fato é que nossas escolas públicas reproduzem muito mais o pensamento de uma categoria -  como grupo fechado em torno de um sindicato -, do que o pensamento de pais, alunos e educadores.

Para não contraria a classe, a orientação pedagógica de nossas escolas prefere o caminho fácil ditado pela cartilha ideológica sindical que o de se apoiar nas ciências do ensino.

O ocaso das esquerdas no Brasil não é fato que se deva comemorar. O que se pode festejar, isso sim, é o fim de um tipo muito especial de esquerda, que busca nivelar e pasteurizar o indivíduo, moldando-o de acordo com a vontade pessoal de um grupo.

O apoderamento das escolas por vontade de um grupo sindical e algo danoso e com consequências a longo prazo. Fazer das escolas, como se tem visto, lugar de proselitismo ideológico e propaganda partidária tem por finalidade atender apenas uma parte ínfima da sociedade. Aqui, essa realidade se estende dos pequenos até os universitários.

A laicidade, o sentido de neutralidade, deve se estender além das questões religiosas e abranger também questões partidárias. Podem até tirar os crucifixos das paredes, mas é preciso que sejam retirados também a foice e o martelo. O que se quer são alunos que pensem com a própria cabeça, vejam com os próprios olhos e andem com os próprios pés. Isso é educar. Que venham mestres e educadores de verdade com vontade e talento. Abaixo os professores de palanque.


Retirado da Coluna de ARI CUNHA, Correio Braziliense, 12 de julho de 2016. Com Circe Cunha.

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