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quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

ALGUNS MATERIAIS PEDIDOS PELAS ESCOLAS E EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO

Número
Material escolar de uso da Instituição
Descrição

1

Papel sulfite


Papel branco comum, utilizado em impressoras. Existe também em outras cores e seu tamanho pode variar, sendo o A4 o mais frequentemente utilizado. É o típico material de uso da instituição escolar, cujo custo já deve constar em sua planilha anual, não devendo ser repassado aos pais.

2

Cola quente

Material de silicone, em formato de bastão, muito utilizado em artesanato, o qual precisa ser aquecido em uma pistola, ligada à rede elétrica. Seu uso é totalmente contraindicado por crianças, uma vez que oferece sérios riscos de queimadura e choque elétrico.
3
TNT
(tecido não tecido)
É uma espécie de tecido, frequentemente usado para decoração de festas e eventos. As escolas costumam utilizá-lo na ornamentação de seu espaço físico e/ou em comemorações por ela realizadas.
4

Balões

Também conhecido como bexiga de ar ou bexiga inflável. Assim como o TNT é utilizado para decoração de festividades, realização de gincanas atividades esportivas em geral, sendo, portanto, de caráter coletivo e não individual. 
5
Produtos pra higiene
ambiental e pessoal
Todos os produtos para limpeza do ambiente escolar e para higiene pessoal dos alunos (como sabonete, papel higiênico e outros) são de total responsabilidade da instituição. Portanto, devem ficar fora das listas de material escolar.
6
Giz ou Caneta para quadro branco
Esses produtos aparecem na lista de material com muita frequência. Entretanto, não podem ser considerados de uso pessoal, uma vez que são utilizados pelo professor e não pelos alunos. Sendo assim, a escola deve ser responsável pela aquisição dos mesmos.
7
Grampos
Os grampos são objetos pequenos e muito finos, usados para carregar grampeadores, que têm por finalidade fixar folhas de papel de um modo geral. Devido a tais características, oferecem grande risco às crianças, em especial aquelas que frequentam a educação infantil ou os anos iniciais do Ensino Fundamental, pois podem facilmente perfurar a pele ou até mesmo serem engolidos. Devem ser providenciados pela instituição, para uso restrito aos profissionais, a fim de evitar graves acidentes.
8
Descartáveis em geral (copos, pratos, talheres, lenços e outros)
Uma escola de qualidade deve oferecer uma educação voltada para o consumo sustentável, desincentivando o uso de produtos descartáveis, a começar pela lista de material escolar.
9
Fitilho
Item extremamente comum nas listas de materiais escolares, o fitilho é uma fita estreita, fabricada em plástico ou tecido, de diversas cores, muito utilizada em embalagens e ornamentações. Não deve ser solicitado aos pais por se tratar de um produto sem finalidade pedagógica e de uso não individual.  
10
Prendedor de roupas
Somente deve constar na lista de material escolar se houver um propósito específico, com caráter de uso pessoal por parte do aluno. A escola tem o dever de informar claramente a atividade planejada, bem como a quantidade exata necessária para sua realização. Caso existam sobras, o material excedente deve ser encaminhado de volta à família.
11
Cola colorida com e sem glítter
É frequentemente solicitada em caixas com 6 unidades. Sendo assim, a escola recebe, para uma turma de 20 alunos, por exemplo,120 tubos de cola sem glítter e, em alguns casos, mais 120 de cola com glítter (muitas pedem os dois tipos). Havendo excedentes, o aluno deve receber de volta aquilo que não utilizou ao longo do ano. 
12
Fitas adesivas (transparentes
ou coloridas, kraft ou crepe p/ empacotamento)
Estão presentes em praticamente todas as listas de material escolar, sendo solicitadas em rolos, nos seus variados tipos. Poucas vezes são utilizadas diretamente pelos alunos e as sobras nunca retornam às famílias que, no ano seguinte, acabam se vendo obrigadas a comprar o material novamente. O ideal é que o custo do produto esteja na planilha de gastos da escola e, portanto, incluso no valor da mensalidade escolar.
13
Cartolinas comuns, dupla face, laminadas ou fluorescentes
Costumam ser utilizadas pelos profissionais da escola para a confecção de murais e cartazes, bem como para decoração. Em momentos pontuais, são diretamente manipuladas pelos alunos para a realização de determinados trabalhos escolares. No entanto, esses trabalhos, na maioria das vezes, são feitos em casa e os pais acabam tendo que pagar pelo material novamente. Deve constar na planilha de gastos da escola e não na lista de material escolar.
15
Etiquetas
Não há necessidade de constarem da lista de material escolar, uma vez que a escola solicita que os materiais de uso individual do aluno sejam previamente identificados pelos pais.
16
Bloco de papel criativo (também chamado de papel Canson)
Existe nas versões A2, A3 e A4, com 24, 32 ou 50 folhas brancas ou coloridas. Os tamanhos A3 e A4, com folhas coloridas, são os mais solicitados pelas escolas. Porém, muitas o definem como papel Canson, o que especifica a marca e não o produto. Os pais têm total liberdade para escolher entre as diferentes marcas disponíveis no mercado. Além disso, devem identificar o material com o nome do aluno, para que possam recebê-lo de volta com as folhas não utilizadas, o que representará uma economia para o ano seguinte.
17
Pincéis e Aquarelas
São objetos muito úteis e indispensáveis nas aulas de artes. De caráter durável e reutilizável, deve ser identificado com o nome do aluno para que possa retornar à família ao fim do ano letivo.
18
Caneta permanente
Pode ser solicitada desde que permaneça com o aluno, devidamente identificada, para seu uso pessoal.
19
Pote de pintura facial
O aluno provavelmente não utilizará esse produto para pintar o próprio rosto, muito menos o de colegas e professores. Se a instituição tem um propósito específico pra o uso do produto, esse custo não deve ser repassado aos pais, na mensalidade e não cobrado em lista.
20
Palitos de picolé
Os palitos de picolé podem ser usados pelo aluno na confecção de trabalhos de artes em geral. Entretanto, costumam ser solicitados em pacotes com muitas unidades, cujas sobras devem retornar às famílias.

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