ENEM DEFINE MATRÍCULAS
RESULTADOS ENEM 2014 |
Muito embora o INEP venha, há
anos, tentando dissociar o ranking das escolas da medição de qualidade de
ensino, isso pouco importa para os pais de alunos que estão cansados da
exploração de mensalidades escorchantes sem a contrapartida de resultados
práticos. No DF, boa parte dos pais são antenados e acabam pulando de galho em
galho em busca de uma segurança maior para o extorsivo investimento.
Chamou a nossa atenção a seguinte matéria do Uol Educação: Enem 2014 por Escola: quase metade das escolas 'reprova' em redação. Ora, quando uma escola vai mal em
redação, isso é facilmente diagnosticado pela metodologia que deve ser aplicada
com vistas a resultados práticos. Redação é prática e quanto mais se escreve
mais se aprimora a arte de escrever. É assim também em matemática e outras
matérias. Não existe mágica!
Um pai nos contou a seguinte
realidade: que seu filho, ano passado, no 4º ano, fez 46 redações ao longo do
ano. Já este ano a escola, que tirou nota em redação 655,37, também reduziu o
ritmo, até o momento, e ele só fez 14 redações! Enquanto isso, sua filha, no 8º,
em 2014, fez cerca de apenas 9 redações! Como essa escola pretende melhorar a
qualidade e se posicionar nesse ranking? Como não medir objetivamente dados
como esses comparando com o pífio resultado?
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Particularmente, acho um massacre
o que fazemos com os alunos no ensino médio. Assim, no Brasil, na verdade,
existem três etapas no ensino básico: Educação
infantil, Fundamental I, Fundamental II e a terceira, Preparatório para o vestibular, que é feito
em 3 anos ou, em apenas 2 anos, ficando o 3º ano apenas para revisão geral e
simulados. Infelizmente a preparação para vida fica apenas até o 9º ano,
lamentável!
Sinto muito, Sr. Ministro da
Educação e Presidente do INEP, se reina o pragmatismo e o ganha-ganha por parte
das escolas privadas, existe também por parte dos pais de alunos um olhar
diferenciado sobre o ENEM e seus resultados. Impossível, portanto, dissociar
objetivamente os resultados pretendidos e o ranking por escola. Entretanto,
outros elementos, na hora de escolher a escola, devem ser levados em conta que
não só o ENEM.
Como disse o Ministro ao G1: "Um
único ranking produz uma noção distorcida da realidade. Do ponto de vista do
indivíduo, a divulgação do Enem é uma
pauta de serviço para auxiliar as famílias na escolha da escola. Isso tem
ajudado as famílias a cobrar desempenho melhor das escolas, explicou o
ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Nós queremos dar os dados do Enem,
mas mostrar que eles não são absolutos, podem ser interpretados de formas
diferentes. O pai não pode só olhar o ranking puro do Enem ao matricular o
filho na escola." (grifamos)
Sempre fomos entusiastas do Enem.
Sabemos que a prova não mede fielmente a qualidade de uma escola, mas como
sempre dissemos, dá uma boa dica para nortear minimamente a escolha da escola.
Tudo tem a ver com os ideais e expectativas da família com relação ao futuro
dos filhos e, logicamente, com o perfil da criança ou adolescente. Lamentamos
que a escola pública ainda esteja à parte desse debate. Isso é especialmente
ruim, pois o foco fica mesmo na educação privada que não para de crescer no
Brasil com investimentos internacionais, inclusive, do Governo de Cingapura.
Um verdadeiro contrassenso, pois se trata do país com a melhor educação pública
do mundo, segundo o último PISA!
Comparamos os estudos com o preparo
para uma maratona. Ninguém sai de uma caminhada ou trote para uma maratona. É
preciso um preparo crescente de esforço. O condicionamento só vem com estímulo
adequado até o atleta estar apto a correr uma maratona inteira até o final. Por
essa razão, a melhor escola é aquela que consegue condicionar o aluno aos
estudos como se condiciona um atleta para uma maratona, infelizmente a maioria
das escolas não age assim. Então, conclui-se com a velha máxima: são 2% de
talento e 98% de transpiração!
Luis Claudio Megiorin Presidente da ASPA e Coordenador da CONFENAPA
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RANKING NO DF - UOL (Folha)
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OBS; No levantamento do G1 e UOL, foram apenas consideradas as médias das provas objetivas. Já o Correio Braziliense considerou a média de todas as provas, inclusive a de redação.
OBS; No levantamento do G1 e UOL, foram apenas consideradas as médias das provas objetivas. Já o Correio Braziliense considerou a média de todas as provas, inclusive a de redação.
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