SUSPENSÃO DO CARTÃO MATERIAL ESCOLAR
Foi com surpresa que a ASPA
recebeu a notícia da suspensão temporária da distribuição do Cartão Material
Escolar 2014. Infelizmente notamos que este ano a SEDF falhou na logística de distribuição
do benefício.
Um dos pontos mais falhos foi a distribuição
justamente no início do ano letivo fato que foi determinante para o tumulto causado
mostrado pela imprensa. O material escolar é um item sazonal, ou seja, a sua
oferta e procura acirra-se justamente entre dezembro e o início de fevereiro.
Assim, falharam as escolas que entregaram a lista tardiamente não permitindo
que os pais se planejassem e também falhou a SEDF na distribuição do benefício.
ASPA sempre orienta os pais que
procurem comprar o material escolar na época em que este está com preços mais
baixos, pois à medida que o início das aulas se aproxima o preço aumenta. Isso
certamente é um prejuízo tanto para aqueles que não recebem o beneficio quanto
para aqueles que receberão o cartão, pois o seu poder de compra certamente será
reduzido. Isso também se traduz em prejuízo para toda a sociedade que arca com
esse custo social.
A rede pública conta com 471 mil
alunos e apenas 130 mil serão beneficiados. A ASPA lembra que as regras para a compra do material escolar
válida para as escolas privadas também se aplica, com muito mais razão às
escolas públicas. Assim, os pais de alunos não devem comprar nenhum
material de consumo e coletivo dos
alunos e da instituição que não seja de uso exclusivo e individual do aluno, tais como: Resma de papel (sulfite), pincel para quadro branco, papel
higiênico, material para decoração, dentre outros. Todo esse material deve ser
fornecido pela escola.
A Subsecretária da Educação
Básica Dra. Edileusa Fernandes, garantiu em e-mail enviado à ASPA que a SEDF
tomou todo o cuidado em orientar as escolas a fim de que observem a legislação
sobre o material escolar e ressaltou ainda sobre a circular 03/2014 SUDEB/SIAE enviada às
escolas nos os seguintes termos:
1) Não incluir itens de material coletivo, tais como resmas de papel, detergente, álcool, copos descartáveis, dentre outros;
2) Não vincular a matrícula, permanência ou avaliação dos estudantes à entrega da lista de material escolar;
3) Analisar com bom senso as condições socioeconômicas dos pais de alunos;
4) Restituir os materiais não utilizados pelos alunos ao final do ano letivo.
Diante disso, a ASPA orienta aos pais
que priorizem a compra do material daqueles itens de uso individual do aluno,
pois o material coletivo é de obrigação da SEDF fornecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.