O QUE OS PAIS PODEM FAZER?
Segundo dados levantados
pela Codeplan, o DF tem a maior taxa de evasão no ensino médio, cerca de 23%,
que é quase o dobro da média nacional, 13%, segundo o INEP.
A evasão escolar no ensino
médio é um problema não só do Brasil, mas também em países de primeiro mundo. Evidentemente,
o incômodo causado nos índices estatísticos dos países desenvolvidos deve ser
analisado de acordo com suas realidades.
Sendo assim, índices que
incomodam, por exemplo, os EUA, Reino Unido e Finlândia, são menores que os
nossos por uma série de características diferentes, tais como: sócio-
econômica, infraestrutura para o ensino e o nível de acompanhamento e exigência
dos pais de alunos, principalmente aqueles com maior nível de escolaridade,
como os finlandeses.
A
evasão no ensino médio dos Estados Unidos (high school dropout) levou o Barac
Obama em 2009 endereçar um discurso patriótico aos alunos de uma escola de
ensino médio (Wakefield High School in Arlington): abandonar a escola não é patriótico! "If you quit on school, you're not
just quitting on yourself, you're quitting on your country". Se
você desistir da escola você não está desistindo de você mesmo, mas de seu
país!
O discurso de Obama
teve forte apelo para adolescentes norte-americanos, os quais têm um senso patriótico
muito forte, mas aqui no país do futebol, talvez não fosse um discurso que
chamasse a mínima atenção, a menos se ouvido em época de Copa do mundo!
Certamente, a tentativa de Obama melhorar o fraquíssimo desempenho da educação
básica em seu País, em claro contraste com a qualidade da educação superior, deverá
ir muito além de meras frases de efeito.
No Reino Unido, que
amarga há algum tempo a pior taxa de desistência no ensino médio entre os
países desenvolvidos, a evasão é maior que da Estônia, Grécia e Eslovênia, segundo
dados da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O estudo
mostra que cada vez mais adolescentes de 15 a 19 anos estão sem ocupação e estudo.
Somente a Turquia, México e Brasil estão em situação pior.
Segundo
a OCDE, no Reino Unido quase 10% dos adolescentes estão sem emprego e sem
escola. A média entre os países membros da OCDE é de 8%. Lembramos que a média
nacional brasileira no ensino médio de evasão é de 13% e a do DF é de cerca de
23%. Detalhe: o sistema de ensino desses países é o da Progressão Continuada, não há reprovação em nenhuma etapa.
Apesar de todo o investimento
pesado feito na educação em países de primeiro mundo, eles encaram essa dura e
cruel realidade, a evasão escolar prematura, antes mesmo da conclusão do ensino
secundário. Mas quais seriam os problemas que levam os jovens a evadirem-se da
escola? Seriam esses problemas muito diferentes dos que os alunos brasilienses
enfrentam?
A evasão nessa fase cria
um problema social e econômico para qualquer país, pois esses indivíduos que
não tiveram uma formação e preparação para o mercado do trabalho tendem a ficar
à margem da sociedade economicamente ativa e depender eternamente de subsídios
de programas governamentais de distribuição de renda.
A nosso ver, um dos
aspectos mais importantes que contribui para a evasão escolar é a falta de
envolvimento e comprometimento com o desenvolvimento educacional por parte dos
pais dos alunos. Boa parte dos pais jamais vai à escola ou conversam com os
professores sobre o desempenho de seus filhos. Muitos pais abandonam
prematuramente seus filhos após o 5º ano. Essa etapa talvez seja a que mais os
futuros adolescentes precisarão de apoio.
Não basta termos uma
escola com boa infraestrutura e bons professores se abandonarmos nosso filho à
sua própria sorte. O envolvimento, a cobrança e o interesse dos pais são
fundamentais na melhoria da qualidade da educação. Já está provado que quanto
maior for o interesse dos pais e o acompanhamento no dia a dia do aluno na
escola, melhores são os resultados.
Se compararmos os pais
norte-americanos, britânicos com os finlandeses, notamos que existe um
distanciamento abissal e os resultados disso refletem-se nos números. Um dos
motivos pelos quais a educação finlandesa é uma das melhores do mundo deve-se
ao fato de que os alunos finlandeses têm os pais mais presentes e com nível de
escolaridade melhor que os alunos dos outros países do primeiro mundo.
Luis Claudio Megiorin, Advogado, Presidente da AspaDF, Coordenador da CONFENAPA, Membro dos Fóruns Distrital e Nacional de Educação e do Conselho do Fundeb.
Artigo publicado em 04/10/2013 no Jornal do Brasil Online http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2013/10/04/a-evasao-no-ensino-medio/?fb_action_ids=646784672020401&fb_action_types=og.recommends&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582
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