Os royalties do pré-sal servirão
para complementar o montante de 10% do PIB na educação nos próximos 10 anos. O Brasil
investe atualmente 5% do PIB na Educação. Montante muito próximo aos
investimentos feitos por alguns países de primeiro mundo, como a Finlândia que
investe 6% do seu PIB.
Mas o que nos difere dos países
de primeiro mundo se nosso investimento atual na educação é tão próximo do
investido por lá? Certamente a resposta pode estar na má gestão desses
recursos. Evidência para isso são sobejas. Recentemente a CGU verificou que
cerca de 59% dos recursos do FUNDEB destinados para a educação são desviados. http://goo.gl/JUD6ys
Também em recente matéria do
Jornal Correio Braziliense, Diego Amorin mostrou que o “Brasil joga R$ 1
trilhão no lixo por ano com corrupção, descaso e incompetência associados,
fatores sugam o equivalente às riquezas produzidas ao ano pela Argentina. Neste
cenário, desconfiança cresce.” http://goo.gl/F8ZXMV
Nesse diapasão, estamos nós,
entidades apartidárias representativas dos usuários dos sistemas de ensino
público e privado. Não há como, por outro lado, sermos totalmente otimistas quanto
ao futuro na medida em que estamos cansados de ver nossas escolas sucateadas e
professores mal pagos, fruto de má gestão dos recursos públicos destinados para
a Educação. Só nos resta esperar que mais verbas não signifique mais desvios.
Enquanto isso, a iniciativa privada
avança sobre a educação abocanhando grande parte da economia das famílias que
investem na educação dos seus filhos por não terem um ensino público
minimamente decente, como ocorre em países de primeiro mundo, para onde parece
estarmos indo.
Diante disso o ceticismo é
inevitável e, ainda, a incerteza de que os investimentos serão garantidos de
forma plena, a extração do petróleo, recurso finito, localizado em águas
profundas, só nos resta incentivar os pais e alunos, usuários da educação
pública e privada, que fiscalizem de perto os recursos destinados para a
educação. Somente assim, quando atingirmos esse nível de consciência, será
possível termos efetivamente uma educação de qualidade e tamparemos os ralos
para que não levem as riquezas produzidas no País para as profundezas das águas.
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