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quarta-feira, 11 de setembro de 2013

FINAL DE ANO LETIVO - PAIS DESPERTAM DO SONO E ENTRAM NA TEMPORADA DE AULAS DE REFORÇO

Não é fácil o dia a dia corrido dos pais que trabalham para dar conta de manter o orçamento familiar. Pais com filhos na idade escolar, principalmente aqueles que estão com do fundamental I ao II (1º ao 9º), precisam de um apoio maior das instituições de ensino a fim de que sejam sempre informados pari passo a quantas andam o desenvolvimento e comportamento dos seus filhos. Isso é condição imprescindível para que o dinheiro e tempo empregados na educação do filho, seja ela pública ou privada, não vá para o ralo.

Algumas escolas possuem em suas páginas uma intranet que permite aos pais esse acompanhamento, mesmo que de longe. Outras têm orientadores educacionais ou utilizam a própria agenda para sinalizar possíveis problemas vindouros. Se o filho não fez o dever de casa, chegou atrasado, estava conversando na aula ou até mesmo se não levou o material adequado para as aulas. Entretanto, muitos pais apesar de terem ao seu alcance essas ferramentas, não entram ou jamais acessaram a páginas ou simplesmente não abrem a agenda ou não vão à escola perguntar aos professores como está o desenvolvimento do filho.

Existem ainda aqueles que são chamados à escola para uma conversa com a coordenação ou professores e jamais aparecem e, quando aparecem, nada fazem para ajudar a parceria proposta pela escola. Muito de nós simplesmente terceirizamos a educação de nossos filhos e achamos que a escola é a panaceia para a educação além da formal, inclusive delegamos à escola o que não é o seu papel, a educação do respeito e da civilidade.

Por outro lado, algumas escolas às vezes fingem que fazem seu papel, mas na verdade não vão além das meras providências já citadas. É preciso sempre um maior empenho da escola em  cobrar a presença e o acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos. Já está provado que alunos cujos pais são presentes têm melhores resultados indubitavelmente. As crianças e adolescentes, por mais que demonstrem não gostarem do monitoramento constante dos pais, agradecem no fundo quando isso ocorre, pois o resultado vem no boletim.

Não pensem que colocar um filho numa escola privada é a solução para todos os problemas. Pelo contrário, pode ser um desperdício de dinheiro se não houver acompanhamento de perto e cobrança aos filhos e à escola. Costumamos dizer que os pais às vezes se preocupam com seus eventuais investimentos financeiros e acumulação de bens materiais, mas se esquecem do investimento mais importante de suas vidas, a educação de seus filhos, pois sem ela os seus investimentos do futuro podem virar pó.

Tanto as escolas privadas quanto as públicas deveriam ter aulas de reforço para ajudar os alunos em dificuldade. Passar mais essa tarefa e despesas aos pais mostra também o fracasso da educação. Algumas escolas privadas fazem um pouco esse papel, mas são raras e, quando fazem, é apenas nos anos iniciais. Isso é fruto de nossa educação com prevalência no ensino privado que apenas sugam dos pais as suas economias e não dão efetivamente a contrapartida do serviço contratado. Em países de primeiro mundo, como a Finlândia, isso não acontece, primeiro que lá não existem escolas privadas, segundo, quando o aluno tem dificuldades a escola e o Estado tomam para si a responsabilidade e bancam inclusive professores particulares.

Já a nossa realidade é bem diferente. O resultado de toda essa junção de fatores de nossa deficiência no ensino é que os pais acordam do seu sono profundo quando o ano escolar está prestes a terminar e desembolsam boa parte de seus recursos, que poderiam servir para outros fins, com aulas de reforço. O pior de tudo que a aula de reforço é, muitas vezes, tópica, serve apenas para ajudar o aluno a passar de ano, mas as deficiências do conteúdo não aprendido certamente serão levadas para o próximo ano. Isso vai muito além da possibilidade se reprovação ou de uma progressão continuada (Ciclos), tem a ver com o aprendizado efetivo que muitos pais não têm a compreensão de que não adianta passar apenas de ano, é preciso que o conhecimento seja aprendido, caso contrário o fracasso na vida adulta será patente.

DICAS IMPORTANTES:

1)      Acompanhe o desempenho dos seus filhos na escola diariamente. Mostre ao seu filho que você está em parceria com a escola;
2)      Vá à escola, converse com professores e coordenadores e saiba como seu filho se comporta no ambiente escolar;
3)      Converse com outros pais e compare o a situação de outros alunos com relação à escola e a seu filho;

4)      Cada teste, provas e trabalhos que valem nota devem ser revistos, professores podem errar ao elaborarem provas e avaliarem os alunos, isso é comum. Verificando erro de correção ou questões dúbias deve ser pedida por escrito uma nova correção. Pontinhos perdidos podem fazer uma grande diferença;

5)      Baixo desempenho na escola, quando tudo está aparentemente normal e você acompanha seu filho, pode ser sinal de outros distúrbios como, problemas de visão, audição, déficit de atenção, dentre outros. Procure um profissional de saúde para avaliação.

É MELHOR SOFRER AGORA COM MAIS TRABALHO QUE NO FUTURO VENDO O FRACASSO DE SEUS FILHOS.

O Correio Braziliense de hoje trouxe uma matéria que retrata essa realidade:
Professores incrementam rendimentos com a temporada das aulas particulares
A proximidade do fim do ano letivo é uma boa chance para professores ganharem um extra. Na tentativa dos pais em melhorar o desempenho dos filhos na escola, a procura pelo serviço aumenta até 50%. Docentes cobram de R$ 20 a R$ 100 por hora/aula
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/09/11/interna_cidadesdf,387509/professores-incrementam-rendimentos-com-a-temporada-das-aulas-particulares.shtml

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