____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

APREDIZAGEM INFANTIL – A CIÊNCIA COMPROVA O QUE, NÓS PAIS JÁ DESCONFIÁVAMOS.

 O MÉTODO FÔNICO É O MAIS EFICIENTE PARA A ALFABETIZAÇÃO

Qual o método é o método de alfabetização que a escola do seu filho utiliza?
Nos chamou atenção o artigo publicado pelo Instituto Alfa e Beto no sítio da internet www.alfaebeto.org.br/EmFoco/213. Este importante Instituto é dirigido pelo Dr. João Batista, um dos cientistas do estudo em comento:
 “(...) Nessa área, o trabalho conclui que o Brasil usa métodos de alfabetização superados, cuja ineficácia já foi exaustivamente comprovada por inúmeros estudos científicos internacionais, que vêm orientando há duas décadas profundas mudanças nas políticas de alfabetização de diversos países. Os métodos fônicos, baseados em instruções explícitas sobre a relação entre grafema (letra) e fonema (som), são, segundo esses estudos, os que apresentam melhores resultados quando se trata de alfabetizar. Outra conclusão do trabalho que contradiz as crenças e práticas correntes no Brasil diz respeito a idade para alfabetizar. As pesquisas indicam que a alfabetização é mais fácil e mais rápida quando promovida aos seis anos.(...)” grifamos.
Com esse importante e inédito embasamento científico, capaz de aterrar argumentos esvaziados de fundamentação científica quanto à melhor forma e época para se investir em educação, qual seja, desde a mais tenra idade. O livro (resultado da pesquisa) em pdf pode ser baixado gratuitamente no sítio: http://epge.fgv.br/conferencias/ece2011/files/Aprendizagem-Infantil.pdf
 Seguem outras considerações dos demais pesquisadores que são unânimes quanto ao método de alfabetização mais adequado. Esboçam a recomendação de que o estímulo seja feito em tempo oportuno, o quanto antes.
 Tal pesquisa vai de encontro frontalmente com a norma do CNE da data limite de 31 de março, combatida a qual tem o condão de retardar alguns indivíduos, por um critério extremamente prático e rígido e sem a devida avaliação.
Ouçam as reportagens no links abaixo:

Estudo revela que Brasil usa métodos de alfabetização ineficiente

Debate com João Batista Araújo e Oliveira, doutor em Educação pela Florida State University e presidente do Instituto Alfa e Beto; e Aloísio Araújo, professor da Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE/FGV)


 Terça, 05/04/2011

Método fônico avança na alfabetização (06:37)

Sérgio Besserman

 A importância do Investimento do Aprendizado Infantil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.