ENEM
REUNIÃO NO INEP COM A DIRETORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
O Coordenador e Representante da CONFENAPA (Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos) no DF e Presidente da ASPA, o advogado Luis Claudio Megiorin, acompanhado por dois pais Conselheiros da ASPA, os senhores Marcus Riether (Estatístico) e Frederico Neves Condé (Diretor-Presidente da Psicométrica, Consultoria e Pesquisa, http://psicometrica.com.br), estiveram reunidos, dia 29/09, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com a Profª Maria Tereza Serrano Barbosa, Diretora de Avaliação da Educação Básica e responsável pela avaliação dos Ensinos Fundamental e Médio, incluindo SAEB, Prova Brasil e ENEM.
O objetivo da visita ao INEP, além de formalizar a apresentação da CONFENAPA, foi apresentar à representante daquele órgão a preocupação dos pais de alunos das escolas privadas com a escassez de instrumentos que lhes permitam acompanhar a evolução acadêmica de seus filhos, em paralelo à possibilidade de se avaliar a qualidade das escolas e seus processos educacionais.
Na oportunidade, o Coordenador da CONFENAPA e presidente da ASPA-DF ressaltou a importância para os pais de alunos da implementação dos métodos de avaliação e transparência que o Governo Federal instituiu nos últimos anos.
Luis Claudio Megiorin falou ainda da importância para os pais de alunos de saberem como anda a qualidade de ensino que, em parte, é medida pelo ENEM. A CONFENAPA apóia esse tipo de avaliação, cujos resultados tem sido acompanhados pelos pais e alunos, pois dão, no mínimo, indícios da qualidade do ensino.
A Professora Maria Tereza expressou a sua preocupação com o ranqueamento que a imprensa tem feito e disse que o ENEM não se presta a esse fim, muito embora concorde com o Coordenador da CONFENAPA de que o ENEM dá sim uma indicação da qualidade de ensino, apesar de que o ENEM não é capaz de medir todos os quesitos de qualidade de uma escola, uma vez que é um exame desenhado para avaliar o aluno de modo individual.
O Coordenador da CONFENAPA ressaltou ainda que não devemos nos preocupar com o ranqueamento que a imprensa faz, pois isso é salutar, mesmo que por vezes um tanto impreciso. Os pais precisam ter informações mínimas para verificarem o investimento que têm feito na educação de seus filhos.
Entretanto, foi colocado pelos presentes que os pais, além da avaliação por meio do ENEM, gostariam que o Ensino Básico fosse também avaliado de forma mais representativa nos anos que antecedem o Ensino Médio. Atualmente, o INEP dispõe de vários sistemas que avaliam diferentes níveis educacionais e se prestam, basicamente, ao acompanhamento do ensino e à elaboração de políticas públicas de educação. Dentre os sistemas que avaliam séries do Ensino Fundamental está o SAEB, aplicado bianualmente por amostragem, e que tem como extensão a Prova Brasil.
Embora tenha aplicação em todas as redes de ensino e também avalie alunos do 3º ano do Ensino Médio, o SAEB não se presta a fornecer informações no nível das escolas, mas apenas em níveis mais agregados, como Unidade da Federação, por exemplo. A Prova Brasil, por sua vez, é aplicada somente a alunos do 5º e do 9º ano, porém de forma censitária, cobrindo, entretanto, apenas a rede pública. A Prova Brasil, portanto, oferece resultados para cada uma das escolas avaliadas, mas não cobre as escolas privadas. Destaca-se que, para participar dessa avaliação, a escola deve ter no mínimo 20 alunos em cada série avaliada.
Na visão de Megiorin a avaliação somente ao final do Ensino Médio, no caso das escolas privadas, é tardia, uma vez que o ciclo de educação básica se encerra nesse período. Assim, o ideal seria que os pais dos alunos da rede privada pudessem acompanhar a evolução das escolas ao longo do tempo, em paralelo ao crescimento de seus filhos, o que lhes daria uma forma mais consistente de avaliar o retorno do seu investimento.
Frederico Neves Condé ressaltou ainda que seria importante que os alunos pudessem se ver no contexto das escolas. Para Condé, o resultado do Enem poderia ser expandido de modo a demonstrar o percentual de alunos que atingiram média acima da média das escolas, ou mesmo o percentual de estudantes por nível da escala de proficiência. Essa forma de apresentação seria mais informativa e refletiria, de forma mais transparente, os resultados das escolas.
Ouvindo essas ponderações, a Diretora da avaliação do Ensino Básico entendeu o pleito da CONFENAPA e disse que poderá ser avaliado o atendimento a essa demanda na edição do SAEB 2013. Para tanto, a CONFEDERAÇÃO deverá formular o pleito em documento, a fim de que seja apreciado por aquele órgão de pesquisa.
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