Indubitavelmente, nunca vimos nos últimos tempos tantos métodos de transparência para aferir a qualidade da educação como vemos agora. São testes aplicados em larga escala e que, apesar de suas imperfeições, são capazes de aferir minimamente a qualidade do ensino. Esses métodos são aplicados, inclusive, em nível internacional a exemplo do PISA.
Entretanto, temos visto os últimos acontecimentos envolvendo o ENEM. Sabemos que o ENEM não agrada a todos e agora estamos vendo exatamente os setores a quem ele desagrada, quais sejam, os sindicatos das escolas privadas e alguns sindicatos dos professores.
Há também a questão política que se sobressai nesse cenário e vemos uma conspiração operando por trás, a fim de sabotar e desacreditar tão boa iniciativa de transparência. Na questão política passamos ao largo, pois não nos interessa esse ou aquele candidato, esse ou aquele partido. Interessa-nos, no entanto, o alto investimento que nós, pais de alunos, fazemos na educação de nossos filhos.
A CONFENAPA (Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos) entende que o problema dos métodos de avaliação está mais na forma como se lidam com os resultados do que com os métodos e os resultados propriamente ditos. Embora imperfeito e merecendo os devidos ajustes, o ENEM tem seus méritos e tem exposto a fragilidade do sistema, fato que desagrada a muitos setores.
Assim, os pais e alunos devem apoiar as ações do governo concernentes aos métodos de avaliação da educação básica e o Enem. Os pais devem incentivar seus filhos a participarem do Enem, mesmo que desestimulados por certas escolas. Sabemos que grande parte das escolas não estimula seus alunos e fazem junto aos pais uma campanha para desacreditar o Enem. Essa realidade é vista, principalmente nas escolas mal posicionadas no ENEM. Infelizmente muitos pais se deixam levar por esses argumentos sem o devido senso crítico, até ante a ausência de informações precisas.
Infelizmente, mais uma vez, os pais de alunos, que são os que pagam a conta pela educação, muitos em duplicidade, são os atores que estão sendo esquecidos e não estão sendo ouvidos nas discussões sobre o assunto.
Diante disso, amanhã (dia 1º de novembro) a CONFENAPA, assessorada por alguns técnicos da empresa Psicométrica, especialista em avaliação em larga escala, estará se reunindo com a presidente do Inep, Malvina Tuttman, e com a diretora de avaliação do ensino básico, Maria Teresa Serrano Barbosa, a fim de prestar apoio àquele Órgão de pesquisa.
A presidente da CONFENAPA, Iedyr Gelape Bambirra, será representada nessa reunião pelo Coordenador representante da Confenapa no DF e Presidente da ASPA-DF, o advogado Luis Claudio Megiorin. Levaremos o apoio da CONFENAPA ao INEP e na ocasião será entregue um ofício requerendo que os métodos de avaliação da educação básica sejam estendidos às escolas privadas de forma censitária e não por amostragem, como tem sido feito. Pediremos também que o próximo ENEM seja aplicado de forma obrigatória a todos os alunos do Ensino Médio como requisito de conclusão de curso. Este último pleito deverá ser levado ao Ministro de Educação.
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